Page 89 - Livro Curso Prático CSI Bridge
P. 89
MULTIPLUS
www.multiplus.com Curso Prático CSI Bridge
Update as Spine Model using frame objects. Utilizado para a criação de um modelo
formado apenas por barras.
Update as area object Model. Utilizado para a criação de um modelo formado por
elementos de areas.
Update as solid object Model. Utilizado para a criação de um modelo formado por
elementos sólidos.
Preferred Maximum Submesh size edit to box. Utilize esta opção nos modelos de area ou
modelos solidos para controlar a geração automatica da malha para analise.
Esta opção permite que os objetos da área ou solidos sejam divididos em pequenos
objetos para analise do modelo.
Discretization Information options. Utilize estas opções para fornecer o tamanho
máximos dos componentes de barra, área ou sólidos. Os componentes estão divididos
em Deck, Bent cap beams e Bent Columns.
7.2. Carregando o Modelo de Ponte
Este cápitulo descreve as varias opções de carregamento de pontes disponíveis no
software. Concentra-se principalmente nas cargas móveis de veiculos. A última parte
deste capítulo descreve a aplicação de cargas de temperatura bem como outras cargas
relacionadas.
Uma análise de cargas móveis pode ser usada para determinar a resposta de uma
estrutura de ponte . O software oferece nesse assunto um grande poder flexibilidade para
determinar os deslocamentos máximos e mínimos, forças e tensões, devido à pista de
múltiplas cargas em estruturas complexas, tais como trevos de rodovias. Os efeitos das
cargas móveis podem ser combinadas com as cargas estáticas e dinâmicas, e todas as
envoltórias são fornecidas
Lanes ou Faixas de Rolamento são necessárias para que as cargas sejam
adicionadas ao modelo de ponte. Lanes representam a linha ou a área onde as cargas
móveis podem atuar sobre a superestrutura. As vias podem ter largura e pode seguir
qualquer caminho seja reto ou curvo. Múltiplas pistas não precisam ser paralelas ou do
mesmo comprimento, de modo que os complexos padrões de tráfego podem ser
considerados. O programa determina automaticamente como a carga carrega a
superestrutura, mesmo se estao excêntricas em relaçao ao modelo de barras. Ao criar um
trem-tipo podemos escolher entre os modelos padronizados ou criados pelo usuário,
podendo ser rodoviarios ou ferroviarios. Os veiculos estao agrupados em classes.
Podemos utilizar dois métodos para realizar o calculo dos efeitos de cargas móveis, ou
seja, a analise por linha de influencia ou a analise passo a passo.
Os passos básicos necessários para estes dois tipos de análise são os seguintes:
Analise passo a passo:
Podemos ter qualquer numero de veículos simultaneamente na pista, cada um com seu
tempo inicial de partida, posição, sentido e velocidade. O software realiza uma analise
estática passo a passo ou time-history com efeitos não lineares inclusos.
81