O que você procura?

Dúvidas e respostas gerais sobre o PRO-Saneamento

Dúvidas e respostas sobre o Pró-Saneamento

Algumas perguntas e sugestões:

1) como eu coloco as vazões mínimas, médias e máximas em uma rede de esgoto, para calcular a vazão domestica do poço ou da rede? Seria ali na contribuição Pontual? Pode me dar uma explicação de como o software irá calcular isso?. Eu vi num livro que existe os K’s, isso não deveria ser considerado no calculo? ou já é?
R: O programa trabalha com a vazão inicial e final de plano (mínima e máxima), é uma vazão pontual e pode ser calculada no botão Tabela da tela abaixo. Os valores dos campos abaixo são os valores finais, portanto é necessário multiplica-los aí pelos fatores K.

2) Onde eu coloco a Declividade máxima trativa?
R: O programa trabalha com a verificação da tensão trativa para verificação da declividade mínima e não a máxima. O comando abaixo faz este cálculo e atribui esta declividade para o projeto.

Clique sobre o menu DIMENSIONAMENTO >> CALCULAR DECLIVIDADE MINIMA

3) O software dimensiona tubos em curva? ou só retilíneos?
R: O programa trabalha com tubos retilíneos na realização dos cálculos, mas permite no desenho aplicar curvaturas na tubulação.

4) Se eu quero ligar minha rede de esgoto numa rede existente, devo somar a contribuição do ponto mais a existente?
R: Se a nova rede vai receber a rede existente é necessário informar a contribuição pontual (vide imagem abaixo) nas propriedades do poço que recebe a rede.

5) Porque a profundidade do ponto de água tem que ser zero? (No manual está escrito que devemos colocar zero, mas não explica o porquê)
R: Não precisa ser zero, mas tomar cuidado porque as profundidades serão consideradas na pressão estática do trecho.

6) Emissário de Recalque?
R: Não irá dimensionar este Emissário de Recalque e nem Estação Elevatória, porém é considerado no calculo, ou seja, podemos simular.

7) TQ, CP e DG, o que são?
Essa informação se encontra no livro de curso Prático do PRO-Saneamento, no final do capitulo 7.5.3 – Gerando planilha das malhas (Qi e Qf).
TQ = Tubo de Queda, CP = Contribuição Pontual e DG = Degrau (quando o tubo não está no fundo do poço).

8) Caso eu insira os PV’s, mas quando termino vejo que no lugar do primeiro PV era pra ser um TL, tem como eu substituir sem ter que apagar ele fazer de novo?
R: Para trocar o ponto ou poço é preciso que o tipo da conexão que deseja alterar esteja inserida no desenho, pois no comando é pedido que informe o tipo do poço que deseja que aquele poço se torne. Informado fará a alteração.

9) Tem como colocar poço no meio de uma linha?
R: Se Você quer dizer no meio de um tubo, pode inserir sim, seria um poço intermediário, se clicar no tubo, o PV vai capturar a cota Z do Tubo, clique em não para você informar a cota z do PV.

10) Tem como inserir conexões nas redes de abastecimento de água? Sim, as conexões podem ser desenhadas na rede, ao invés de utilizar ponto de água, insira a curva, ou tê, ou outra conexão desejada. Vale lembrar que as conexões na rede são para efeitos quantitativos, estes serão quantificados ao gerar a lista de materiais.

Tags: