O que você procura?

Métodos de cálculo para o dimensionamento da fiação

Ao dimensionar a fiação é necessário informar o tipo de fio ou cabo que será utilizado no cálculo (Capac. Corrente), pode ser indicado por circuito ou de modo geral para todos os circuitos o mesmo material.

Abaixo podemos visualizar a relação de tipos de cabos e fios disponíveis no PRO-Elétrica.

Em visualizar poderá acessar as notas da NBR5410 quanto aos métodos de instalação dos fios e cabos.

Selecionar o material da fiação

Informar se deseja calcular considerando ou não o FCA (Fator de Correção devido ao Agrupamento)

Será apresentado a relação dos circuitos [Circuitos] que podem ser mono, bi ou trifásico [Fases], a carga total do circuito [Carga], a diferença de potencial elétrico [DDP], a [corrente], o fator de correção [Fat.Cor.], o comprimento médio da fiação no circuito [Comp.], e os resultados do dimensionamento da seção dos cabos e fios devido a queda de tensão [Q.Tensão], Capacidade de corrente [Cap.Corr.], bitola mínima [Bit.Min.], Bitola devido a Proteção [Bit. Prot.], em circuitos para motores onde foi informado a relação da corrente de partida pela corrente nominal será dimensionada a fiação utilizando a corrente de partida [Bit. partida] e a seção que será adotada no circuito para ser inserida no desenho [final], e por último o dimensionamento do dispositivo de [Proteção] .

Os resultados podem ser alterados clicando na linha do circuito e depois clicando em Alterar dados do circuito > Todos

Na janela acima, clicando em tabela, poderemos consultar os coeficientes da tabela 40 da NBR5410 quanto ao fator de correção devido a temperatura.

Caso por alguma questão de natureza particular se deseja trabalhar com outros resultados, o mesmo pode ser modificado alterando a seção do fio/cabo e a proteção a ser inserido no desenho.

Tags: