O que você procura?

Armadura longitudinal em Pilares muito segmentado

Neste tópico abordaremos os comandos:

  • Disposição de barras
  • Transições por alteração de dimensões

Muitas vezes ao realizar a criação da prancha de pilares no CYPECAD podemos reparar que existe um grande número de barras próximo à fundação.

Vamos primeiro procurar o que pode estar ocorrendo. O CYPECAD possui uma opção para unir tramos curtos de pilares, quando existem diversos pavimentos com alturas distintas o programa gera a montagem de cima para baixo, somando a altura dos pavimentos e verificando se ela ultrapassa a dimensão para unir os tramos. Para localizar este comando devemos acessar o menu OBRA > DADOS GERAIS > POR ELEMENTO > OPÇÕES DE PILARES, PAREDES, MUROS E CONSOLAS > DISPOSIÇÃO DE BARRAS

Em Disposição de armadura > Emendas a nível de planta > conseguimos configurar como será o desenho dos pilares.

Nesta janela podemos definir o tamanho máximo de uma barra vertical em um pilar e o comprimento para união dos tramos. Dependendo da altura dos pavimentos podemos corrigir o erro neste ponto apenas aumentando o valor de Comprimento para unir tramos curtos.

No exemplo acima temos um outro problema nosso pilar inicia com 30X40 e altera para 40×20 portanto existem outros tipos de armadura na imagem:

Estas armaduras são referentes à transição de seção de nosso pilar. Existe uma relação no CYPECAD entre a seção transversal de nosso pilar (variável B) e a zona de transição H (altura máxima de vigas ou lajes que estão ligadas a este pilar). Quando se reduz à seção transversal do valor B é necessário duplicar a armadura vertical na zona de transição ou cortar a armadura e dispor uma armadura de transição, segundo a inclinação da zona de transição. No menu OBRA > DADOS GERAIS > POR ELEMENTO > OPÇÕES DE PILARES, PAREDES, MUROS E CONSOLAS > TRANSIÇÕES POR ALTERAÇÃO DE DIMENSÕES

Podemos modificar a relação entre B e H.

Quando a razão entre B/H ultrapassar o valor digitado pelo usuário será colocada à armadura de transição. Aumentando este valor vamos obter o seguinte resultado:

Temos uma diferença na quantidade de aço utilizado.

Tags: