O que você procura?

Edição da tabela de lajes maciças e nervuradas

Com este item pretende-se explicar as principais funcionalidades das tabelas de armaduras de lajes maciças e lajes nervuradas.

A armadura das lajes é constituída, em geral, por uma armadura base e uma armadura de reforço. Em alguns casos a armadura base pode ser considerada nula e apenas se dispõe de armadura de reforço.

Se pretende que o Cypecad calcule as quantidade de armadura e represente a armadura base nos desenhos de lajes maciças e lajes nervuradas, é necessário ativar a seguinte opção: Menu OBRA > DADOS GERAIS > POR ELEMENTOS > OPÇÕES DE LAJES MACIÇAS, NERVURADAS E DE PRÉ FABRICADAS > DETALHAR ARMADURA BASE NO DESENHO.

Ao ativar essa opção temos a opção de medir e desenhar as armaduras base, no entanto, tem o inconveniente de tornar os desenhos mais complexos.

É possível criar os desenhos indicando nestes qual a armadura base a dispor, mas sem que esta seja desenhada, desenhando-se apenas as armaduras de reforço. Note-se que neste caso o Cypecad não mede a armadura base.

Podem-se criar tabelas em que a armadura de reforço tem o mesmo espaçamento da armadura de base.

Para definição da armadura base adequada, pode-se calcular a obra sem armadura base, observar qual é a armadura base mais adequada, e rearmar a laje, atribuindo a armadura base escolhida. Deste modo o programa considera a armadura base atribuída e acrescenta os reforços necessário.

Aba RESULTADOS > LAJES MACIÇAS/NERV. > IGUALAR ARMADURA

O critério definido pode ser também aplicado a lajes nervuradas, neste caso as armaduras aplicam-se a cada nervura.
Nas zonas maciças de apoio da laje nervurada nos pilares, o programa permite colocar uma armadura de base, distribuída na largura de cada maciço. Esta armadura deve ser em número suficiente de forma a dar espaçamentos adequados. As armaduras referidas limitam-se à zona maciça e serão reforçadas, por cálculo, pelas armaduras das nervuras que se podem prolongar até a área de maciço.

Aconselha-se a adição de um detalhe tipo para melhor apresentação da região do maciço.

Devemos sempre criar tabelas “Especiais” e não alterar as que se instalam com o programa, deste modo mantem-se as originais para projetos futuros.

Tags: