O que você procura?

< Voltar

Criação de viga baldrame e seu carregamento (versão anteriores à 2017)

Esta FAQ é destinada aos usuários do CYPECAD de versão anteriores a 2017, pois em versões superiores a esta com o módulo de Cálculo integrado de fundação e superestrutura é possível lançar as cargas sobre as vigas de equilíbrio e travamento.

O CYPECAD na versão 2017 ou anterior não permite o carregamento de uma alvenaria, por exemplo, sobre as vigas de travamento/equilíbrio, então, como fazer para lançar as vigas baldrame e carregá-las com cargas linearmente distribuídas?

Como o CYPE não admite cargas lançadas sobre vigas de travamento/equilíbrio, acima do nível fundação criamos o grupo chamado “BALDRAME”, sendo que sua altura será o h da viga + 1 cm.

Exemplificando, se formos lançar vigas com 0.3m, criaremos um grupo com 0.31 m e altura.

Vejamos:

Na aba de “Entrada de Pilares”, clique em INTRODUÇÃO >> PISOS/GRUPOS:

Então teremos:

Acessamos a opção Novos pisos.

Assim criaremos um piso logo acima do nível fundação como a imagem a seguir:

Clicamos logo acima do nível fundação e clicamos em Aceitar. Teremos:

Criaremos o piso Independente

Criaremos o nível denominado “Baldrame” com Altura igual h da viga acrescentado 1 cm para não ocorrer erros de sobreposição dos elementos. Clicamos em Aceitar e em seguida Sair na janela “Pisos e grupos”. Vamos visualizar os grupos:

Então acessamos este grupo na aba “Entrada Pavimentos” a opção Ir ao grupo:

Teremos:

Clicamos no grupo em questão e em seguida Aceitar. Neste grupo iremos lançar vigas altas com altura que havíamos definido (em nosso exemplo lançaremos h=30 cm).

Teremos:

Basta agora definirmos os carregamentos nas vigas. Acessamos a ferramenta:

Cargas > Cargas lineares em vigas

Teremos:

Assim, configuramos os parâmetros para o carregamento e clicando em Acrescentar basta clicarmos sobre as vigas para o carregamento. Dica: para alterar o valor da carga na continuidade do comando clique com o botão direito do mouse.

Após lançado os carregamentos teremos:

Visualização 3D:

Tags: