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Procedimento de criação de texto constante em um relatório
Para nosso exemplo, vamos inserir uma mensagem na folha de rosto do nosso relatório. Esse procedimento é o mesmo para qualquer texto que você deseja inserir, e em qualquer parte do relatório
Primeiro, acessamos ARQUIVO, selecionamos “Imprimir” e clicamos em “Imprimir relatório…” para selecionarmos o modelo de relatório
Selecione o modelo de relatório e clique em “Editar modelo”
Como no nosso exemplo, vamos inserir nossa mensagem na folha de rosto do relatório, acessamos SEÇÕES e clicamos em “Fl.de.Rosto…Apêndice”
Caso seja necessário, devemos inserir mais algumas linhas para que o texto fique bem localizado na folha. Para isso, clicamos com o botão direito no título da seção que desejamos inserir o texto e clicamos em “Atributos de região…”
Inserimos o número de linhas que desejamos e clicamos em “Aceitar”
A interface do relatório ficará da seguinte maneira:
Com as linhas necessárias inseridas, utilizamos o botão Texto Constante para inserirmos nossa mensagem
Com o botão selecionado, abra a janela de texto em uma das linhas da região clicando e arrastando com o botão esquerdo do mouse
Na janela que será aberta, introduza a mensagem que será apresentada no relatório
Ao finalizar a inserção de textos:
Para inserirmos novas linhas, clicamos com o botão direito do mouse na região que queremos editar e clicamos em “Editar atributo multilinha…”
Nessa janela, selecionamos a opção “Número fixo de linhas” e indicamos quantas linhas vamos inserir, como na imagem abaixo:
Feitas as alterações, salve o modelo acessando ARQUIVO e clicando em “Salvar”
Gerando o relatório: