O que você procura?

Procedimento para incluir os totais de custos indiretos, gastos gerais, lucro e impostos, no relatório

Tipo: Quadro preç n°2
Relatório:
Análise de Preços Unitários

Acesse ARQUIVO, selecione “Imprimir” e clique em “Imprimir relatório…” para acessarmos a janela de edição do modelo

Selecione o relatório e clique em “Editar modelo”

Acesse SEÇÕES e clique em “Registros” para visualizar as regiões que vamos editar

Será apresentada a tela:

Nesse caso, os resultados estão na região “Rodapé Composição de serviços.Composição”. Iremos editar esta anterior

Primeiro, vamos inserir mais algumas linhas para a adição de novas informações no relatório. Para isso, clicamos com o botão direito no título da região e clicamos em “Atributos da região…”

Na seção “Número de linhas” insira o número de linhas desejado. No nosso caso, vamos inserir 9 linhas

Com as linhas inseridas:

Acessamos DADOS e clicamos em “Variáveis do modelo…” para adicionar novas variáveis no relatório

A janela “Variáveis do Modelo” será aberta

Utilizando o botão Acrescentar novo elemento à lista e insira as seguintes variáveis:

VariávelTipoValor inicial
aDecimal0
bDecimal0
cDecimal0
dDecimal0

Inserindo as variáveis:

Clique em “Aceitar” para finalizar a criação das variáveis

Utilizando o botão Texto Constante insira as indicações das informações clicando e arrastando com o botão esquerdo do mouse em uma linha na região “Rodapé Composição de serviços.Composição”

Insira o texto na janela que será aberta e clique em “Aceitar”

Faça isso com as demais informações que deseja inserir no relatório

Inseridos os textos:

Utilizando a ferramenta Tipo de letra, clique em uma caixa de texto para alterar a fonte, suas características (como tamanho, utilizar a fonte em negrito, itálico, etc.)

Clique em “Aceitar” para aplicar a alteração nas características da fonte

Com as mensagens finalizadas, vamos inserir as variáveis. Para isso, utilize o botão Variável de modelo ou armazenável e clique e arraste com o botão esquerdo do mouse à frente das indicações de cada informação

Com a caixa da variável criada, vamos inserir o código das mesmas. Selecione a variável que criamos anteriormente, alterando o número de decimais para 2

Clique em “Aceitar” para inserir a variável

Faremos isso para as outras variáveis também

Clique na área demarcada na imagem abaixo para inserirmos a programação das variáveis

A janela “Editor de roteiros” será aberta

Devemos inserir o código de programação para as nossas variáveis. Copie o código abaixo e cole nessa janela, dando um espaço de 2 linhas dos códigos que já se encontram no roteiro padrão

a = LC_IMPORT * LC_QUAN
b = costo_directo_unitario * (1+(TPC_GG/100))
c = costo_directo_unitario * (1+(TPC_LU/100))
d = costo_directo_unitario * (1+(TPC_IVA/100))

Após inserido o código:

Clique em “Aceitar” para finalizar a inserção dos códigos

A parte técnica do relatório está concluída. Caso queria acrescentar linhas de grade nas informações, utilize os botões Linha ortogonal (Vertical/Horizontal) e Retângulo

Acesse ARQUIVO e clique em “Salvar” para salvar as alterações feitas no relatório

Gerando o relatório:

Tags: