O que você procura?

PROCEDIMENTO PARA INSERIR GG, LU E IVA NO RELATÓRIO DE JUSTIFICATIVAS DE PREÇOS

Este procedimento irá demonstrar como personalizar o seu relatório Justificativa de Preços.

Inserindo:

GG – Gastos Gerais
LU – Lucro
IVA – Imposto

Para a demonstração abaixo foi utilizado o orçamento que vem como exemplo no ARQUIMEDES: RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR.

Para acessa-lo siga os passos abaixo:

Caso já tenha instalado os exemplos clique em Todos para restaurar os exemplos originais.

Abra o orçamento exemplo

  • 1° Passo

Acesse o menu de relatório clicando no ícone .

Após isso, irá abrir a janela com os modelos de relatório.

Selecione Justif.preços e clique em Editar modelo.

  • 2° Passo

Edição de modelo de relatório.

Clique com o botão direito sobre a guia:

Rodapé Composição.Composição e acesse Atributos de região.

Em Atributos de região configure o número de linhas, modifique para: 10.

  • 3° Passo

Vamos organizar os ícones.

Selecione o ponteiro na aba superior.

Após isso clique sobre os ícones com o botão esquerdo do mouse e os arraste para baixo.

  • 4° Passo

Agora vamos inserir uma nova variável.

Vá em Campo de registro e selecione a célula onde deseja inserir.

Assim que selecionar, abra uma caixa de seleção clicando com o botão esquerdo do mouse e demonstrando o seu tamanho.

Feito isso em Modelo de Registro selecione: Geral.

Após selecionar o Modelo de Registro: Geral
Selecione o Campo:

TPC_GG – Porcentagem de Gastos Gerais.

E em decimai: DR Decimais rendimento composição de serviço.

Agora repita o mesmo procedimento adicionando:

TPC_LU

TPC_IVA

  • 5° Passo

Agora clique no menu superior Texto constante.

E no local indicado abaixo, abra um caixa de seleção.

Para realizar este procedimento, clique com o botão esquerdo do mouse e o segure e em seguida de o formato da caixa.

Aplicaremos este mesmo procedimento em cada uma das variáveis criadas.

TPC_GG

Seguindo o exemplo de cima TPC_CI

Colocaremos ao lado o simbolo de % e o nome da variável.

Agora adicionaremos o nome da variável ao lado.

O procedimento é igual ao de cima.

Este mesmo procedimento deve ser repetido para as outra variáveis, ficando da forma demonstrada abaixo:

TPC_LU – % – Lucro

TPC_IVA – % – Imposto

  • 6° Passo

Configurando as Variáveis do modelo.

Agora em Variáveis do modelo, clique no ícone

Abrirá uma caixa de diálogo onde deve-se adicionar as variáveis que criamos.

Ao finalizar, clique em Aceitar.

  • 7° Passo

Agora será adicionado a Variável de modelo ou armazenável, clicando no ícone .

Para realizar este procedimento, clique com o botão esquerdo do mouse e o segure e em seguida de o formato da caixa.

Faremos esse mesmo procedimento em:

TPC_GG

TPC_LU

TPC_IVA

Abrirá Atributos de objeto tipo variável onde primeiramente, irá adicionar as características para a variável GG.

Após isso, realizar este mesmo procedimento com estas mesmas configurações para:

LU

IVA

Agora repita esse mesmo procedimento para adicionar: lu e iva.

Até ficar igual a imagem abaixo:

  • 8° Passo

Edição de roteiros.

Clique no ícone para realizar a adição dos roteiros.

Agora na caixa de Editor de Roteiros, será adicionado comandos de programação.

Clique na linha e digite os seguintes comandos:

gg = (RE_CUSTO * (TPC_GG/100))

lu = (RE_CUSTO * (TPC_LU/100))

iva = (RE_CUSTO + gg + lu) * (TPC_IVA/100)

costePda = RE_CUSTO + gg + lu + iva

Como na imagem abaixo:

Concluído a inserção dos comandos, dê aceitar.

Ps: Após a inserção de cada linha, aperte a tecla ENTER do teclad, assim o software irá salvar o seu comando.
Quando ele está salvo e sendo reconhecido, ele ficará colorido igual acima.

  • 9° Passo

Configuração da página.

Exclua os ícones demonstrado abaixo, clicando com o botão direito do mouse em cima deles, aparecerá Eliminar objeto.

Ficará como na imagem abaixo:

Caso queira continuar personalizando o seu relatório, basta clicar sobre os ícones marcados na caixa superior (como na imagem acima).

  • 10° Passo

Impressão.

Concluindo suas modificações, não esqueça de salvar.

Clicando sobre o ícone .

Após salvar, imprima seu modelo.

Ao clicar em imprimir, vá na ultima página do relatório para visualizar as variáveis adicionada.

Lembrando que, para as informações aparecerem no relatório é necessário possuir um orçamento em andamento (com quantitativos, composições, etc..)

Tags: