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Procedimento de inserção dos totais de MO, EQ e MAT no relatório

Tipo: Justif. preços
Relatório: Anexo de justificativa de preços (por hierarquia)

Acesse ARQUIVO, selecione “Imprimir” e clique em “Imprimir relatório…”

Selecionamos o modelo do relatório e clicamos em “Editar modelo”

Acesse SEÇÕES e clique em “Registros”

A interface do relatório ficará da seguinte maneira:

Clicamos em “Rodapé Composição de serviços.Composição(2)” e depois em “Atributos da região…”

Aumentamos o número de linhas para ter mais espaço de inserção para as novas informações no relatório

Clicando em “Aceitar” novas linhas serão inseridas no nosso relatório

Utilizando o botão Cursor para editar, mover ou redimensionar objetos, movemos os diálogos para baixo

Utilizando o botão Texto Constante inserimos o texto indicativo dos valores. Clique em uma linha e arraste para criar uma caixa de texto

Escreva a mensagem e clique em “Aceitar”

Finalizando a edição do texto:

Faremos isso para todas as indicações

Com os textos indicativos inseridos no relatório, precisamos cadastrar as variáveis. Para isso, acessamos DADOS e clicamos em “Variáveis do modelo…”

Na janela que será aberta, clique no botão Acrescentar novo elemento à lista e uma nova linha será adicionada na janela

Você deverá inserir as seguintes variáveis:

VariávelTipoValor inicial
cant_partidaDecimal0
precio_unitario_medios_auxiliaresDecimal0
importe_medios_auxiliaresDecimal0
precio_unitario_mano_obraDecimal0
importe_mano_obraDecimal0
precio_unitario_maquinariaDecimal0
importe_maquinariaDecimal0
precio_unitario_materialDecimal0
importe_materialDecimal0
mo_encargoDecimal0
encargoDecimal0
mat_impostoDecimal0
equipamDecimal0
LC_IMPORT_TXDecimal0
to_matDecimal0

Dados retirados do relatório “Orçamento 5 colunas + taxas (GG + LU) + imposto (IVA)” do tipo “Orçamento”

Com todas as variáveis inseridas:

Clique em “Aceitar” para finalizar

Voltando para a seção de registros, clicamos no botão demarcado na imagem abaixo para inserirmos os códigos no roteiro dessa seção

Teclamos “Enter” para inserirmos linhas no roteiro e colamos o seguinte código:

precio_unitario_mano_obra = 0
importe_mano_obra = 0
precio_unitario_maquinaria = 0
importe_maquinaria = 0
precio_unitario_material = 0
importe_material = 0
cant_partida = LC_QUAN

IF LC_TIPO=0 THEN
precio_unitario_material=LC_PRECO
END

Código retirado da seção “Cabeçalho Composição de serviços.Composição” do relatório “Orçamento 5 colunas + taxas (GG + LU) + imposto (IVA)” do tipo “Orçamento”

Com o código devidamente inserido no roteiro:

Clique em “Aceitar” para finalizar a edição

Agora precisamos editar o roteiro da seção “Composição de serviços.Auxiliar”. Para isso, clique no ícone demarcado na imagem abaixo

Cole o seguinte comando:

IF LC_TIPOUNITARIO=1 THEN
importe_mano_obra = importe_mano_obra + ROUND(LC_IMPORT * cant_partida)
precio_unitario_mano_obra = precio_unitario_mano_obra + LC_IMPORT
END

IF LC_TIPOUNITARIO =2 THEN
importe_maquinaria = importe_maquinaria + ROUND(LC_IMPORT * cant_partida)
precio_unitario_maquinaria = precio_unitario_maquinaria + LC_IMPORT
END

IF LC_TIPOUNITARIO=3 THEN
importe_material = importe_material + ROUND(LC_IMPORT * cant_partida)
precio_unitario_material = precio_unitario_material + LC_IMPORT
END

Código retirado da seção “Composição de serviços.Unitários” do relatório “Orçamento 5 colunas + taxas (GG + LU) + imposto (IVA)” do tipo “Orçamento”

Com o código introduzido:

Clique em “Aceitar” para finalizar a edição do roteiro

Por último, vamos alterar o roteiro de outra região. Para isso, clique na área demarcada na imagem abaixo da região “Rodapé Composição de serviços.Composição (2)”

Cole o seguinte comando:

importe_medios_auxiliares=LC_CUSTO-precio_unitario_mano_obra-precio_unitario_material-precio_unitario_maquinaria-LC_PRECO*TPC_CI/100

mo_encargo=(((precio_unitario_mano_obra+importe_medios_auxiliares)(1+(TPC_CI/100))) (1+((TPC_GG+TPC_LU)/100)))*(1+(TPC_IVA/100))

encargo=mo_encargo*LC_QUAN

mat_imposto=(((precio_unitario_material)(1+(TPC_CI/100))) (1+((TPC_GG+TPC_LU)/100)))*(1+(TPC_IVA/100))

equipam = (((precio_unitario_maquinaria)(1+(TPC_CI/100))) (1+((TPC_GG+TPC_LU)/100)))*(1+(TPC_IVA/100))

to_mat=mat_imposto*LC_QUAN

LC_IMPORT_TX = (LC_IMPORT * (1+((TPC_GG+TPC_LU)/100)))*(1+(TPC_IVA/100))

Código retirado da seção “Rodapé Composição de serviços.Composição” do relatório “Orçamento 5 colunas + taxas (GG + LU) + imposto (IVA)” do tipo “Orçamento”

Com o código introduzido:

Clique em “Aceitar” para finalizar a edição

Feitas todas as alterações nos roteiros do relatório, devemos inserir as variáveis no mesmo. Para isso, utilize o botão Variável de modelo ou armazenável e crie uma caixa de texto à frente do texto “TOTAL DE MATERIAL:”

Selecione a variável “mat_imposto” e limite o número de casas decimais para 2

Feita a alteração, clique em “Aceitar” para inserir a variável no relatório

Faremos o mesmo procedimento para as outras indicações

Com o botão Variável de modelo ou armazenável crie uma caixa de diálogo à frente da mensagem “TOTAL DE MÃO DE OBRA:”

Selecione a variável “mo_encargo” e limite o número de casas decimais para 2

Clique em “Aceitar” para inserir a variável no relatório

Com o botão Variável de modelo ou armazenável crie uma caixa de diálogo à frente da mensagem “TOTAL DE EQUIPAMENTO:”

Selecione a variável “equipam” e limite o número de casas decimais para 2

Clique em “Aceitar” para finalizar

Com tudo configurado, podemos gerar o relatório

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