O que você procura?
DIMENSIONAR FIAÇÃO MANUAL
Lembrando que o software é uma calculadora na qual o resultado aparecerá em decorrência dos dados imputados.
Existem dois métodos para o dimensionamento da fiação no PRO-ELÉTRICA:
Dimensionar Fiação – Método de dimensionamento na qual o SOFTWARE escolhe o caminho percorrido da fiação de maneira automática.
Dimensionar Fiação – Manual – Método de dimensionamento na qual VOCÊ escolhe o caminho percorrido da fiação, de maneira manual.
Através do dimensionamento manual é possível selecionar o percurso que deseja que sua fiação percorra para cada ponto de força, de circuito a circuto.
Este método de dimensionamento quando é utilizado mais de um ponto de saída de tubulação para o mesmo ponto de força, ocasionando para o SOFTWARE looping, já que não há como ele saber qual percurso que você deseja que ele passe a fiação.
E pelo método manual você pode mostrar ao software qual caminho que deseja que ele passe. Selecionando as tubulações que a fiação irá passar de ponto a ponto de força.
Imagem 1 – Dimensionamento manual
Ao clicar na opção de dimensionamento manual o software lhe fará a pergunta se deseja inserir ou não a fiação
Imagem 2 – Opção de inserção de fiação
Selecione o quadro que deseja dimensionar. As caixas abaixos são as verificações de inconsistencia
Imagem 3 – Escolha de quadro para dimensionamento e verificações de erro
Selecione os circuitos na qual irá fazer a ligação manual. Na caixa abaixo: Pré-Seleção do Caminho = escolha do caminho percorrido pelos circuitos e Somente Inserir Fiação dos Circuitos Selecionados = irá inserir apenas a fiação dos circuitos selecionados.
Imagem 4 – Escolha dos circuitos e métodos
Ao clicar em OK o software irá começar a traçar o caminho percorrido dos circuitos para o quadro, indicando os pontos de força com setas. Você deve selecionar manualmente o percurso (por qual tubulação deseja passar a fiação entre os circuitos)
Imagem 5 – Indicação dos pontos de força na qual terá de selecionar a tubulação pela qual a fiação irá passar.
Repare na imagem abaixo com ZOOM, onde há duas tubulações que já estão pontilhadas, ou seja, selecionadas. A que parti do quadro e a que está chegando nas tomadas. Isto aconteceu pois são as unicas opções possíveis no trajeto.
Porem você ainda deve selecionar as tubulações que a fiação partirá do quadro e chegará até o ponto de força indicado (tomadas).
Imagem 6 – Visualização ampliada da imagem acima
Finalizando todo o processo sua fiação será passada normalmente.