O que você procura?
DEMORA NO CÁLCULO/DIMENSIONAMENTO DA FIAÇÃO (LOOPING)
Ao selecionar a opção de dimensionamento da fiação o processo nunca termina, por mais que aguarde 30 min.
Isto ocorre devido a um looping (looping = repetição automática de uma ocorrência; andar em círculos) em seu projeto, ocasionado pela escolha similar do trajeto de saída de um ponto, fazendo com que o software não compreenda quais dos caminhos você deseja escolher para passar a fiação e devido a isso, “fica andando em circulos”.
Para facilitar a explicação, deixarei abaixo imagens ilustrativas.
Imagem 1 – Dois caminhos para o mesmo ponto de tomada
Imagem 2 – Ponto de força com diversas possibilidades de caminho da fiação
Lembrando que o software é uma calculadora na qual o resultado aparecerá em decorrência dos dados imputados.
SOLUÇÃO 1
Deve-se deixar claro para o mesmo o que pretende fazer. Caso remova um dos caminhos, o problema de dimensionamento da fiação deixará de aparecer.
SOLUÇÃO 2
Caso queira manter o projeto da forma que está nas imagens acima, com repetições de saídas e chegadas de tubulação para o mesmo ponto de força, você deverá selecionar o método de dimensionamento da fiação manual.
Imagem 3 – Opção de dimensionamento manual
Dimensionar Fiação – Método de dimensionamento na qual o SOFTWARE escolhe o caminho percorrido da fiação de maneira automática.
Dimensionar Fiação – Manual – Método de dimensionamento na qual VOCÊ escolhe o caminho percorrido da fiação, de maneira manual.
DIMENSIONAR FIAÇÃO MANUAL
Imagem 4 – Dimensionamento manual
Ao clicar na opção de dimensionamento manual o software lhe fará a pergunta se deseja inserir ou não a fiação
Selecione o quadro que deseja dimensionar. As caixas abaixos são as verificações de inconsistencia
Selecione os circuitos na qual irá fazer a ligação manual. Na caixa abaixo: Pré-Seleção do Caminho = escolha do caminho percorrido pelos circuitos e Somente Inserir Fiação dos Circuitos Selecionados = irá inserir apenas a fiação dos circuitos selecionados.
Ao clicar em OK o software irá começar a traçar o caminho percorrido dos circuitos para o quadro, indicando os pontos de força com setas. Você deve selecionar manualmente o percurso (por qual tubulação deseja passar a fiação entre os circuitos)
Repare na imagem abaixo com ZOOM, onde há duas tubulações que já estão pontilhadas, ou seja, selecionadas. A que parti do quadro e a que está chegando nas tomadas. Isto aconteceu pois são as unicas opções possíveis no trajeto.
Porem você ainda deve selecionar as tubulações que a fiação partirá do quadro e chegará até o ponto de força indicado (tomadas).
Finalizando todo o processo sua fiação será passada normalmente.